Uma sucuri-verde de aproximadamente cinco metros morreu atropelada na rodovia MT-338, em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, em Mato Grosso. A cobra estava grávida e acabou expelindo cerca de 40 filhotes na pista. O caso aconteceu nessa segunda-feira (6).
A cena foi capturada em vídeo e publicada no Instagram pelo pescador Ederson Negri Antonioli. Nas imagens, é possível ver a serpente já sem vida por conta do atropelamento. Ao lado, estão os fetos, que também não conseguiram sobreviver.
Ao g1, o biólogo Henrique Abrahão Charles afirmou que acidentes com esses animais são comuns no Estado. "Elas costumam procurar áreas aquecidas, como a beira de estradas, para aumentar o metabolismo, principalmente após se alimentarem, e aí o carro acaba passando em cima”, explicou.
Henrique também apontou que a sucuri estava na fase final da gravidez quando morreu. A espécie dela é conhecida por possuir uma gestação de seis a sete meses, mas que em alguns casos pode chegar a dez.
Já o grande número de filhotes é comum para a serpente, a qual possui reprodução vivípara. Isso significa que os filhotes são desenvolvidos dentro do corpo da fêmea, em vez de serem gerados em ovos fora dela, como acontece em outras espécies de cobras. No entanto, poucos são os que sobrevivem até a fase adulta, já que muitos se tornam presa para outros animais ou já nascem mortos.