Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer
Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe
- Categoria: Ceará
- Publicação: 07/01/2026 20:11
- Autor: Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um novo medicamento, o Leqembi, para tratamento de pacientes diagnosticados na fase inicial da doença de Alzheimer. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 do mês passado.
O remédio, produzido com o anticorpo lecanemabe, é indicado para retardar o declínio cognitivo das pessoas que já apresentam demência leve causada pela doença.
Segundo o registro da Anvisa, o lecanemabe reduz as placas beta-amiloides no cérebro. O acúmulo dessas placas é uma característica definidora da doença de Alzheimer. O produto é uma solução para diluição para infusão.
Estudo
A Anvisa divulgou que o medicamento teve a eficácia clínica avaliada em um estudo principal que envolveu 1.795 pessoas com doença de Alzheimer em estágio inicial, que apresentavam placas betaamiloides no cérebro e receberam o Leqembi ou placebo.
“A principal medida de eficácia foi a mudança nos sintomas após 18 meses”, apontou a Anvisa. A avaliação ocorreu a partir de uma escala de demência denominada CDR-SB, utilizada para testar a gravidade da doença de Alzheimer em pacientes.
A escala inclui questões que ajudam a determinar o quanto a vida diária do paciente foi afetada pelo comprometimento cognitivo. Segundo o estudo, no subgrupo de 1.521 pessoas, os pacientes tratados com o novo medicamento apresentaram um aumento menor na pontuação CDR-SB do que aqueles que receberam placebo.
Leia Mais
08/01/2026 21:09
Confronto em Tianguá deixa quatro suspeitos mortos; três já foram identificados
Confronto em Tianguá deixa quatro suspeitos mortos; três já foram identificados
08/01/2026 18:31
Cabo do RAIO baleado em confronto em Tianguá morre após dar entrada no hospital
Cabo do RAIO baleado em confronto em Tianguá morre após dar entrada no hospital
07/01/2026 20:14
Médico diz que Bolsonaro teve apenas traumatismo craniano leve
Cardiologista afirma que interação entre medicamentos pode ter causado mal-estar; ex-presidente passou por exames nesta quarta (7) e retornou à cela na Polícia Federal
07/01/2026 20:09
Bolsonaro é levado a hospital para exames após autorização de Moraes
Ex-presidente deve ser submetido a tomografia, ressonância e eletroencefalograma. Bolsonaro passou mal e caiu na sala onde cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal, na madrugada desta terça (6)
07/01/2026 16:29
Choró, Potiretama e Senador Sá podem ter eleições suplementares em 1° de março